quarta-feira, 3 de junho de 2015

Sonhos & Decisões

Finalmente tomei a decisão: vou como Au Pair para os EUA!
E posso dizer que isso durou basicamente 5 anos! Não consigo nem acreditar quanto tempo se passou desde a primeira vez em que pensei que queria fazer esse intercâmbio. Em 2010 - com 19 aninhos - estava eu ansiosa para embarcar para os EUA e viver ~la vida loka~ por lá. Só que, como muitas vezes, a vida teve outros planos e segui outro rumo.


Não que eu acha isso ruim. Para dizer a verdade, acredito firmemente naquela bela frase 'nada acontece por acaso' e sinto que hoje estou muito mais bem preparada para encarar um ano longe de tudo e todos que conheço. Hoje tenho mais confiança, autoestima e até mesmo mais coragem do que teria naquela época. Além de que com 19 anos você é basicamente uma criança nos EUA - imagina não poder sair para tomar uns drinks porque você ainda não tem 21 anos!
Tenho uma amiga que, como eu, também sonha em viajar pelo mundo e quando uma vez sugeri o programa de Au pair a ela, ela disse que teria medo de ir e ficar na casa de estranhos. Acho que isso é um pensamento comum entre muitas garotas que estão querendo ir e queria dizer algumas coisas sobre isso, caso alguém leia isso e esteja com esses pensamentos:

-Eu sou brasileira e alemã e cresci lá na Alemanha, então tenho muitas amigas da época da escola de lá. E na Alemanha é super comum realizar esse ano de Au Pair. Eu diria que 50% das meninas fazem isso assim que terminam a escola. A minha melhor amiga fez o intercâmbio e ficou na Inglaterra durante um ano.  A minha tia por exemplo foi para a Austrália quando era jovem e a minha prima (todas são alemãs) foi para a Inglaterra, e as duas têm contato até hoje com as suas Host Families. O que quero dizer é que o programa Au Pair é algo bem antigo e tem funcionado há décadas!

-Acho que todas futuras Au Pairs já leram alguma história de pesadelos passados por au pairs com suas host families e aí já bate aquele medinho, mas na minha opinião, acredito que tudo se resolve com diálogo. Desde o início a gente deve ser bem honesta e clara com a família, para não ocorrer nenhum mal entendido. E também não ter vergonha de perguntar coisas essenciais como, por exemplo, quais as tarefas que eles esperam de você e se você vai ter acesso a internet e carro. E também se lá alguma coisa acontecer que você não acha legal ou não está confortável, é importante falar com eles. Eles também estarão aprendendo e ninguém vai saber de nada se a gente não abrir a boca e falar algo. Li uma história uma vez de uma garota que ficou chateada com algumas coisas que sua host family fazia e contatou a sua agência para solicitar uma troca de família. Quando a agência ligou para a host family para comunicá-los da decisão, eles ficaram super surpresos e meio magoados porque a garota não tinha falado diretamente com eles - e acabaram resolvendo tudo. Então, melhor dialogar desde do início!

-Claro que vai ter Ups and Downs, como tudo na vida tem. Nem tudo será um conto de fadas. Mas a gente nunca aprende nada sem sofrer um pouquinho. E se você fizer uma lista dos prós e dos contras, tenho certeza que os prós de se fazer um intercâmbio pesarão muito mais forte do que qualquer coisa. Então, encare o medo e vá!

Eu não sei vocês, mas eu amo aquele sentimento de friozinho na barriga. Não há nada melhor do que saber que você está criando lembranças para o resto da sua vida!!


Como na última vez eu já pesquisei bastante, já sei de muita coisa e também já sei com qual agência que vou -  a Cultural Care. Vi que eles são a maior agência e realmente só ouço coisas boas deles, então confio bastante no trabalho deles.
Ontem participei da palestra online gratuita deles e foi bem bacana. Eles tiraram todas as nossas dúvidas, explicaram tudo bem detalhado e depois ligaram para mim e já marcaram a entrevista pessoal. Estou super satisfeita com o atendimento delas até agora.

Agora só preciso seguir o passo a passo inicial da Cultural Care e aguardar o que vai rolar. Mas já estou bem animada!


:)
Julia


0 comentários:

Postar um comentário

Solte a alma e comenta:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...